Brasileiro gosta mesmo é de novela!

Você sabia que a primeira novela com exibição diária no Brasil estreou há 55 anos? A trama, escrita por um argentino, foi adaptada para a TV Excelsior e passou a se chamar “2-5499 Ocupado”. O nome da novela fazia referência a um número de telefone, já que o enredo era construído por um romance entre uma presidiária e um homem – que era conquistado pela voz da detenta após uma ligação por engano.

Protagonizada por Tarcísio Meira e Glória Menezes, os capítulos duravam cerca de 20 minutos e, geralmente, possuíam apenas duas cenas. Décadas depois, a paixão por novelas se manteve no cotidiano dos brasileiros. O interessante é que não são apenas os brasileiros que adoram as obras produzidas por aqui – muitas pessoas também acompanham a programação morando no exterior.

O hábito de acompanhar tramas de ficção existe bem antes da chegada da TV ao cotidiano brasileiro. Antigamente, as pessoas acompanhavam as radionovelas pelo rádio. Desde 1963, quando estreou a produção pioneira, outras centenas de novelas foram produzidas no país. Com a tecnologia cada vez mais presente no mundo televisivo, a qualidade da produção das novelas cresceu consideravelmente – assim como a qualidade da imagem que é transmitida pelas emissoras e chega à casa do público.

Novela é, de fato, uma paixão nacional! E quem se lembra da Ruth e da Raquel, da vilã Nazaré com sua tesoura, dos conflitos entre as famílias Mezenga e Berdinazzi, do drama vivido pela Jade em O Clone, do orfanato onde moravam as Chiquititas e da Carolina Dieckmann tendo o seu cabelo raspado, sabe disso!

Agora, você já parou para pensar sobre o que nos faz gostar tanto de assistir a novelas? Provavelmente, o sucesso desse tipo de programa se dá porque as novelas tendem a retratar situações cotidianas presentes na vida de muitas pessoas. São romances, encontros, desencontros, momentos felizes, outros tristes, segredos, mistérios, disputas... O telespectador, de alguma forma, consegue se enxergar ali – em meio a tantos personagens e cenários diferentes!

Além disso, novelas também são polêmicas, dão o que falar, fazem com que a gente se identifique com alguns personagens, não goste de outros, e ainda podem ajudar a sociedade a quebrar diversos preconceitos! Mas, acima de tudo, a gente é apaixonado por novela porque ela é capaz de aproximar as pessoas, reunindo a família no sofá no à noite para acompanhar as novidades do capítulo do dia.