Globo inaugura o maior complexo de estúdios da América Latina

Recentemente, o Grupo Globo inaugurou três novos estúdios equipados com 4k e 4k HDR que, juntos, somam um total de 26 mil metros quadrados e representam o maior complexo de produção de conteúdo da América Latina. O projeto, chamado de Módulo de Gravação 4, levou cinco anos para ser concluído e possui amplos setores de produção e armazenamento. Para que isso fosse possível, o investimento total foi de R$ 207 milhões.

Agora, a emissora passa a ter o que há de mais moderno e tecnológico no que diz respeito a audiovisual – o que compara suas produções a níveis internacionais. O Módulo de Gravação 4 surgiu a fim de lidar com a crescente concorrência nos serviços de entretenimento e com os novos hábitos de consumo das pessoas. No que diz respeito ao público jovem, a competição se mostra acirrada com as plataformas de streaming – como a Netflix, por exemplo. Os estúdios serão dedicados à produção de telenovelas, que ainda são o principal produto da emissora. A primeira produção do novo complexo será a novela Amor de Mãe, da autora Manuela Dias, cuja gravação está prevista para o mês de outubro.

Além dos 26 mil metros quadrados de área construída, o Módulo de Gravação 4 conta com 4,5 mil metros quadrados de área útil, 4 mil metros quadrados de área externa e dois fossos cênicos. O complexo também utiliza 100% de energia obtida de fontes renováveis, e possui iluminação LED interna e externa, ar-condicionado e planta de energia solar, contemplando, inclusive, reuso de água de chuva e coleta seletiva.