Relembre 10 programas que marcaram os anos 90

Os anos 90 foram muito marcantes. E é claro que na TV brasileira não seria diferente! Que tal relembrar alguns dos principais programas que entretinham os telespectadores e agitavam a programação aberta? Vamos lá?

1.  Família Dinossauro:
A série, que chegou às telas dos EUA em 1991, estreou no Brasil em 1992. A família Silva Sauro era a protagonista dos episódios. Dino, o pai, Fran, a mãe, e os três filhos: Bob, Charlene e Baby, conquistaram público de diferentes idades e eternizaram vários bordões como, por exemplo, “não é a mamãe!”. Exibida inicialmente na Rede Globo, anos mais tarde também passou pelo SBT e pela Band.

2.  O Mundo da Lua:
Produzido e exibido pela TV Cultura, o Mundo da Lua mostrava o dia a dia de Lucas Silva e Silva, um pré-adolescente curioso que adorava criar histórias sobre como gostaria que as coisas fossem. Ambientada na casa do avô, onde Lucas mora com os pais e a irmã, a série retrata uma típica família paulistana dos anos 90.

3.  TV Colosso:
E da TV Colosso, você se lembra? Priscila era uma das personagens mais carismáticas da telinha da Globo. O programa era sobre o dia a dia da emissora canina, que exibia o noticiário Jornal Colossal, os clipes musicais no Clip-Cão, e as novelas Pedigree e Os Filhos da Cadela. Era uma programação e tanto!

4.  Passa ou Repassa:
O game show estreou no SBT em 1987, mas estourou na TV nos anos 90. Fez tanto sucesso, que, às vezes, é reproduzido até hoje durante o Domingo Legal. Além do atual apresentador, Celso Protiolli, Silvio Santos, Gugu Liberato e Angélica já conduziram o programa. No quadro, dois times disputam um quiz com perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. Quem aí não se lembra da famosa torta na cara?

5. Castelo Rá-Tim-Bum:
No ar de 1994 a 1997 na TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum é considerado um dos melhores produtos audiovisuais na televisão brasileira. Nino é um bruxo aprendiz que vive com seu tio, Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana. O dia a dia no castelo fica ainda mais legal quando Nino passa a receber a visita de seus amigos, Pedro, Biba e Zequinha. A série, além de muito divertida, também oferecia quadros educativos. “Porque sim não é resposta!”, lembram?

6. Xaveco:
Inicialmente apresentado por Silvio Santos, o programa reunia homens e mulheres que estavam à procura de um grande amor. Submetidos a um jogo de perguntas e respostas, um casal era escolhido no último bloco. Além de faturarem R$ 2 mil, eles também tinham a chance de se conhecer melhor. A partir de 1998, Celso Portiolli passou a comandar a atração.

7. Casseta e Planeta:
Tendo seu auge nos anos 90, o humorístico ficou na grade da Rede Globo por mais de 15 anos. Há um rumor de que a atração possa retornar à grade aberta em 2019, mas dessa vez no horário nobre da RedeTV. O formato do programa era inspirado no do Fantástico, mas as atrações incluíam coberturas jornalísticas e documentários falsos, sátiras de outros programas de TV (novelas, filmes, seriados), e outras adaptações cheias de humor.

8. Fantasia:
Várias modelos comandavam a atração no SBT. O programa foi dividido em duas fases, mas, ao todo, ficou no ar de 1997 a 2008. Nesse tempo, vários apresentadores passaram por lá. Inspirado no programa italiano Non è la RAI, o game show trazido por Silvio Santos tinha um formato interativo e foi sucesso em audiência.

9. Planeta Xuxa:
Nas telinhas da Globo de 1997 a 2002, o Planeta Xuxa era voltado para famílias e adolescentes. Sucesso de audiência, já chegou a superar inclusive o Domingão do Faustão. Inspirado em uma discoteca, o programa contava com a participação da dançarina Bombom e também com a interação da plateia. Além das atrações musicais, o Planeta Xuxa tinha vários quadros – sendo o mais famoso deles o Intimidade, no qual a apresentadora entrevistava uma personalidade.

10. Disney CRUJ:
“Somos ultrajovens e merecemos respeito!”. Este e outros bordões acompanharam muitas crianças e jovens durante anos na telinha do SBT. O programa, que iniciou em 1997 e se estendeu até 2003, foi uma das principais atrações infantis de todos os tempos. A TV CRUJ era recheada de conteúdo para a garotada. Quem era criança ou pré-adolescente na época deve se lembrar... Não é? “CRUJ, CRUJ, CRUJ, tchau!”.