MENU

TV é o meio de informação preferido dos brasileiros

De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia mais recente (2016), a televisão é o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros para adquirir informação. Estando em primeiro lugar, com 63%, a televisão tem como público majoritário pessoas acima de 35 anos. Os mais jovens, com até 30 anos, tendem a preferir se informar pela internet – que está em segundo lugar no ranking, com 26%.

O estudo, que entrevistou mais de 15 mil pessoas, ainda classificou o rádio (7%), o jornal (3%) e outros (1%) recursos informativos. Além da faixa etária, a pesquisa também analisou outros fatores como, por exemplo, sexo, atividade profissional, estado civil, religião, renda familiar e o porte do município. O interior dos estados compõe o maior número de telespectadores, representando 65% do público. Municípios que possuem de 5 mil a 10 mil habitantes, também demonstraram favoritismo em prol da TV.

Estima-se que mais de 75% dos brasileiros liguem a televisão todos os dias da semana e passem, em média, duas horas em frente à TV. Basicamente, a pesquisa foi elaborada com o objetivo de conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira. A coleta dos dados e o processamento das informações foram realizados pelo IBOPE. Entrevistando pessoas acima de 16 anos, em todo o território nacional, o estudo assume 95% do nível de confiança.