Como saber quais são os programas com mais audiência?

Você já parou para pensar como é possível saber quais são os programas mais assistidos na Tv brasileira? Para ter acesso a esses dados, é feita uma pesquisa por institutos que registram as preferências de uma pequena quantidade de pessoas. Chama-se amostragem!

Atualmente, quem faz esse levantamento numérico é o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Essa medição pode ser feita manualmente, por aparelhos eletrônicos ou por controle em tempo real – indicando, por exemplo, as variações de audiência por minuto. Esses números são transmitidos instantaneamente às emissoras.

Agora a pergunta que fica é: já que poucas pessoas são pesquisadas, como é possível medir corretamente? Para isso, os pesquisadores selecionam bem quais domicílios integrarão a pesquisa. Essa escolha se baseia em parâmetros socioeconômicos que devem refletir a forma como a sociedade brasileira é composta.

É dessa forma que as emissoras de TV sabem quais programas estão tendo sucesso, e avaliam a programação concorrente. Essa transmissão de dados em tempo real é comprada pelas emissoras, que no dia seguinte, recebem relatórios mais detalhados do Ibope – capazes de mostrar as preferências de cada morador da casa.