Você conhece a história da Televisão?

Em comemoração ao Dia da Televisão, reunimos as principais curiosidades aqui! Confira.

Por que no dia 11 de agosto?
Tudo começou lá em 1958, quando Eugenio Pacelli, então Papa Pio XII, decidiu homenagear Santa Clara de Assis relacionando o dia de sua morte com a popularização do aparelho. Pode não fazer sentido em um primeiro momento, mas a tradição católica conta que, uma vez, Santa Clara não pode assistir à missa matinal de Natal e ficou orando em seu quarto de onde, milagrosamente, conseguiu ouvir a assistir a missa. A Igreja Católica, então, sugeriu comemorar o Dia da Televisão – já que o aparelho é capaz de tornar presente, por meio de imagem e som, fenômenos fisicamente ausentes aos sentidos.

As primeiras transmissões
As primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados de 1920, principalmente na Inglaterra, Japão e Estados Unidos.

A TV no Brasil
Contudo, foi só na década de 1950 que a televisão começou a ascender no mercado brasileiro! O responsável por isso foi jornalista e empresário Assis Chateaubriand – fundador do primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi.

Personagem pioneiro
O primeiro personagem a ter sua imagem veiculada na televisão foi o Gato Félix, em 1928.

Do luxo à popularização
É difícil de acreditar que a TV já foi um artigo de luxo, embora, na época, o aparelho ainda não possuísse nem metade da tecnologia que desfruta e oferece atualmente. Hoje em dia, é o meio de comunicação mais popular e acompanhado do planeta. Só no Brasil, por exemplo, 63% da população consome informação preferencialmente pela televisão. O dado é da Pesquisa Brasileira de Mídia.

Sobre a audiência
Atualmente, quem faz esse levantamento numérico é o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Essa medição pode ser feita manualmente, por aparelhos eletrônicos ou por controle em tempo real – indicando, por exemplo, as variações de audiência por minuto. Esses números são transmitidos instantaneamente às emissoras. Como é inviável realizar a medição com a população do país inteiro, os pesquisadores selecionam bem quais domicílios integrarão a pesquisa. Essa escolha se baseia em parâmetros socioeconômicos que devem refletir a forma como a sociedade brasileira é composta.

Do preto e branco às cores
O primeiro país a adotar a cor em seus aparelhos foram os Estados Unidos em 1955. No Brasil, a primeira transmissão de TV em cores no Brasil aconteceu em fevereiro de 1972, pela TV Difusora, de Porto Alegre. Na ocasião, foi televisionado um desfile de carros alegóricos na Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).